Trab redes DNS 1
Alunos: Lairton, Leonardo Henrique,
Luís Augusto e Renê.
Turma: 20
O que é DNS?
O Domain Name System ( DNS ) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído para computadores, serviços ou qualquer recurso conectado à Internet ou em uma rede privada. Ele baseia-se em nomes hierárquicos e permite a inscrição de vários dados digitados além do nome do host e seu IP.
O servidor DNS traduz nomes para os endereços IP e endereços IP para nomes respectivos, e permitindo a localização de hosts em um domínio determinado.
Características
Um servidor DNS oferece resolução de nome para redes baseadas em
TCP/IP. Ou seja, possibilita que usuários de computadores clientes usem nomes, em vez de endereços IP numéricos, para identificar hosts remotos.
Um recurso da internet, por exemplo um site da Web, pode ser identificado de duas maneiras: pelo seu nome de domínio , por exemplo,
“www.wikipedia.org” ou pelo endereço de IP dos equipamentos que o hospedam (por exemplo, 208.80.152.130 é o IP associado ao domínio www.wikipedia.org ). Endereços de IP são usados pela camada de rede para determinar a localização física e virtual do equipamento. Nomes de domínio, porém, são mais mnemônicos para o usuário e empresas. É então necessário um mecanismo para traduzir um nome de domínio em um endereço IP. Esta é a principal função do DNS.
Características
Devido ao grande tamanho da internet, um único servidor DNS armazenar todos os endereços IPs seria inviável, por alguns motivos como confiabilidade, volume de tráfego, distância e manutenção de banco de dados.
Por esse motivo os servidores DNS tem uma hierarquia.
Eles são divididos em três tipos: Servidores Raiz, Servidores de domínio de topo e Servidores com autoridade.
Onde é utilizado
O Servidor DNS é utilizado em toda a rede de internet. Mas ele não se limita somente a internet, a redes locais também.
Imagens
Tabela Servidor DNS Raiz
Exemplo:
Quando você digita na barra de endereços do seu navegador o