RIPEAM QuadrosIaIII
2373 palavras
10 páginas
Regras 10 (b) e (c)Regras 9 (a) e (b)
,5º
REGULAMENTO INTERNACIONAL PARA EVITAR ABALROAMENTOS NO MAR
(RIPEAM - 72, com as emendas de 1981, 1987, 1989, 1993 e 2001)
O quadro “Regras de Governo e Navegação”, DHN-0614, não é parte integrante, convencionada, do “Regulamento Internacional para Evitar Abalroamentos no Mar”. Ele procura visualizar algumas
“Regras de Governo e Navegação” do RIPEAM-72, mas não substitui este Regulamento nem dispensa o pleno conhecimento da totalidade de suas Regras.
2
11
REGRAS DE GOVERNO E NAVEGAÇÃO
Regra 14 (a)
Regras 13 (a) e (b)
ESQUEMAS DE SEPARAÇÃO DE TRÁFEGO
CANAL
A
A
(b) Uma embarcação que estiver usando um esquema de separação de tráfego deverá:
(I) seguir na via de tráfego apropriada e na direção geral do fluxo de tráfego para essa via;
A
C - Guinará
(II) manter-se tão longe quanto possível de uma linha ou zona de separação de tráfego;
CANAIS ESTREITOS
(a)Uma embarcação que estiver navegando ao longo de um canal estreito ou numa via de acesso, deverá se manter tão próxima quanto seja possível e seguro do limite exterior desse canal ou via de acesso que estiver a seu boreste.
(b) Embarcações de menos de 20 metros de comprimento ou embarcações à vela não deverão interferir na passagem de outra embarcação que só possa navegar com segurança dentro de um canal estreito ou via de acesso.
(III) normalmente, entrar e sair de uma via de tráfego em seus terminais, mas, caso seja necessário entrar ou sair de uma via de tráfego ao longo de sua extensão, por qualquer de seus dois lados, isso deverá ser feito com o menor ângulo possível em relação à direção geral do fluxo de tráfego.
(c) Uma embarcação deve evitar tanto quanto possível cruzar vias de tráfego, mas, se obrigada a isso, deverá fazê-lo tomando o rumo mais próximo possível da perpendicular à direção geral do fluxo do tráfego. A
B
D - Guinará
A e B Guinarão para Boreste
B - Guinará
C
SITUAÇÃO DE RODA A RODA
B
D
ULTRAPASSAGEM
(a) Quaisquer que sejam as