O Euro Um Projeto Europeu T
Introdução Pág. 3
1º Capítulo
O processo de criação do euro Pág. 4
2º Capítulo
A introdução do euro em Portugal Pág. 5
3º Capítulo
A necessidade de critérios de convergência nominal Pág.6
4º Capítulo
As vantagens e os desafios da introdução do euro, para Portugal e para a União Europeia Pág.7
Conclusão Pág.8
Bibliografia Pág.9
Introdução:
Este trabalho surgiu no âmbito da disciplina de Economia. Tem como objetivo abordar o tema “O euro: um projecto europeu”.
Ao realizar este trabalho ficamos a conhecer o modo de como surgiu o euro, como foi introduzido em Portugal, as suas necessidades de critérios de convergência nominal, e por fim as vantagens e os desafios da introdução do euro para Portugal e para a União Europeia.
1. O processo de criação do euro.
- A moeda Euro começou a surgir a partir do Tratado de Roma, assinado em 1957, que estabeleceu o Mercado Comum Europeu. Depois disso, alguns países da Europa estabeleceram o Ato Único Europeu em 1986 e o Tratado da União Europeia em 1992, fazendo aumentar o espaço da União Económica e Monetária do bloco. Foi nesse momento que surgiu a moeda única a 1 de Janeiro de 1999.
- Formou-se então a Zona do Euro, com 12 estados-membros. O símbolo que representa o Euro foi inspirado na letra grega épsilon.
- Porém, nos primeiros três anos, permaneceu uma moeda “virtual”, utilizada sobretudo por bancos e mercados financeiros.
- Para a maioria das pessoas, só se tornou uma moeda “real” visível e tangível, em 1 de Janeiro de 2002, data em que