O ESTUDO DE CASO DO USO DE BUSINESS INTELLIGENCE (BI) EM NìVEL HIERÁRQUICO
Este é um tema interessante que busca conceituar e explorar os conceitos de Business Intelligence (BI), de modo a satisfazer a organização de maneira a utilizar a ferramenta nos níveis de decisão em que as informações são essenciais para a tomada de decisão e fundamental para o crescimento da organização.
Devido a globalização, a competitividade entre as empresas tem ocorrido de forma acirrada e a tecnologia tem sido essencial para o crescimento das organizações, que necessitam de informação rápida e concreta para a tomada de decisão. (TURBAN et. al., 2009)
Dessa forma, o BI é uma tecnologia ideal para obter informações rápidas, pois seu foco principal é a consolidação dos dados, tornado mais simples e fácil, o processo de tomada de decisão.
A decisão a ser tomada é um fator de grande importância, no qual, depende de diversos fatores para ser bem sucedida, portanto é essencial o uso de uma ferramenta que facilite a visualização dos dados. Pois existem fatores que auxiliam nas escolhas a serem feitas oferecendo parâmetros que possam atender as necessidades em todos os níveis hierárquicos.
Outra questão importante é como o BI pode ser utilizado nas tomadas de decisão em cada nível hierárquico, uma vez que qualquer decisão tomada passa por um processo de identificação, busca e escolha é necessário que essas etapas sejam realizadas baseadas em informações confiáveis.
Além de auxiliar no sucesso das organizações é necessário que as decisões sejam tomadas com certa cautela, já que uma decisão tomada de forma incorreta pode trazer prejuízos a uma empresa.
O ato de tomada decisão está presente para todas as organizações em todos os níveis hierárquicos e departamentos. As decisões ocorrem por dois motivos, o primeiro por tomar uma ação instantânea e a segunda é para questões futuras.
As decisões em uma organização são tomadas para que seja atingido um determinado objetivo da empresa, no entanto para isso é necessário primeiramente saber quais são