O Estudo da Sintaxe
Antes propriamente de entramos na importância de se estudar sintaxe, faremos uma breve explanação sobre o surgimento do latim e sua influência na formação da língua portuguesa.
O latim surgiu através do simples falar de um povo de cultura rústica que vivia no centro da Península Itálica, e com o passar do tempo, a língua latina veio a desempenhar um importantíssimo papel na história da civilização ocidental.
Ao expandir os seus domínios, os romanos levavam para as civilizações conquistadas, os hábitos de vida, assim como, os padrões de sua cultura. Assim, consequentemente o latim escrito foi sendo apurado e deu origem ao latim culto, praticado por uma pequena elite e o latim corrente praticado pelos mais variados grupos sociais da Itália. Entretanto, a partir dessa variante linguística que foi a latim vulgar que soldados, colonos e funcionários romanos levaram para as regiões conquistadas, e devido a inúmeros fatores, diversificou-se com o tempo passando pelas chamadas Línguas Românicas.
Devido a povoação de tamanha área geográfica, por raças tão diversas, surgiram vários dialetos, e a partir da romanização da Península Ibérica houve uma grande mistura com outros povos, também como os germânicos, suevos, alanos e árabes, surgindo assim o Galego-Português.
Caminhando pelos acontecimentos históricos relacionados, chegamos ao momento marcado pela expulsão dos árabes com a tomada do Algarve e sua inclusão em Portugal, assim os primórdios do Galego-Português coincidem com a criação do Reino de Portugal.
Tendo como principal fator os descobrimentos marítimos dos séculos XV e XVI, os portugueses expandiram o império de sua língua, levando-a para inúmeros territórios por eles conquistados na África, na América e na Oceania.
Transportado para terras tão distantes, com diversidades culturais e geográficas tão intensas, o português acabou por fracionar-se em uma porção de dialetos.
Em relação ao Brasil, o português popular, não