Morfologia geral
FICHAMENTO
TÍTULO DO TEXTO
Morfologia geral
AUTOR(ES)
Sandmann
BIBLIOGRAFIA (segundo a ABNT)
Sandmann; Morfologia geral; 3. Ed; São Paulo; Editora contexto; 1991; 9-22.
TÓPICOS
(Sintetize, nesta coluna, os tópicos/assuntos principais dos trechos que você destacou na transcrição do texto teórico estudado)
TRANSCRIÇÕES
(Transcreva, nesta coluna, os trechos que você considera mais relevantes do texto teórico estudado. Obs.: seja sintético, e saiba distinguir entre informação principal e informação secundária. Num fichamento, apenas as informações principais devem ser transcritas)
O analfabeto político
O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos politicos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia política. Não sabe o imbecil que da sua ignorância política nasce a prostituta, o menor abandonado, o assaltante e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, o corrupto e lacaio das empresas multinacionais.
Bertolt Brecht
Objeto de estudo da morfologia.
Para destacar melhor o que, para nós, é objeto de estudo da morfologia, apresentamos o texto acima, do qual vamos nos servir para expor, primeiramente, o que estudam alguns segmentos centrais dos estudos lingüísticos, como a lingüística do texto, a sintaxe e a fonologia, e, em seguida, o que estuda a morfologia.
Sobre os três primeiros campos dos estudos lingüísticos.
Sobre os três primeiros campos dos estudos lingüísticos acima citados, a saber, lingüística do texto, sintaxe e fonologia, será apenas uma pequena amostra do que estudam essas disciplinas, com intuito, aliás, de delimitar mais acuradamente o que cabe à morfologia investigar.
Lingüística do texto.
Tradicionalmente os estudos lingüísticos se mostravam