Plantas urbanas
PAINEIRA-ROSA (Chorisia speciosa)
MORFOLOGIA: Árvore de grande, podendo alcançar de 15-30 m de altura, dotada de copa globosa ampla. Possui tronco cilíndrico e volumoso, com 80-120 cm de diâmetro.
OCORRÊNCIA: Minas Gerais ,Goiás,Mato Grosso do sul, São Paulo,Rio de janeiro e norte do Paraná.
UTILIDADE: arvore é extremamente ornamental quando em plena floração,prestando-se admiravelmente para o paisagismo de grandes jardins e praças.
FENOLOGIA: Floresce a partir de meados de dezembro ,prolongando-se até abril. A maturação dos frutos ocorre durante os meses de agosto-setembro com árvores totalmente despida de folhagem.
Árvores ne de grande porte
IPÊ DO CERRADO (Tabebuia ochracia)
MORFOLOGIA: Árvore de grande, altura 6-14m,com tronco tortuoso de 30-50 cm de diâmetro. A raiz é mista.
OCORRÊNCIA: São Paulo,Mato Grosso do Sul,Goiás,, Minas Gerais,Paraná,no cerrado e na floresta semidecídua do Paraná.
UTILIDADE: Infelizmente seu uso na arborização urbana ainda é muito escasso. Como a planta se adapta a terrenos secos, é útil em Àreas de preservação Permanente.
FENOLOGIA: Floresce a partir do final do mês de julho ,prolongando-se até meados de setembro,com a planta totalmente despida de folhas. Os frutos amadurecem a partir do final de setembro até outubro.
Árvores exóticas de grande porte
SIBIPIRUNA (caesalpinia peltophoroides)
MORFOLOGIA: Árvore de grande, altura 8-11m, com tronco tortuoso de 30-40 cm de diâmetro. A raiz é superficial.
OCORRÊNCIA: Sua origem é muito discutível; além da ocorrência na mata atlântica do Rio de Janeiro,foram encontardos alguns exemplares no sul da Bahia e no pantanal matogrossense.
UTILIDADE: A árvore apresenta copa bastante ornamental ,sendo atualmente muito cultivada para a arborização de ruas no centro-sul do país.Planta de médio a rápido crescimento
FENOLOGIA: Floresce a partir do mês de agosto,prolongando-se até meados de novembro.Os frutos