o que é sintaxe
1 O que é Sintaxe
O ramo da lingüística denominado Sintaxe compreende estudos dos processos gerativos, combinatóros e formadores das frases nas diversas línguas naturais.
Remontam aos gregos, especialmente a Aristóteles, os passos iniciais dos estudos sintáticos. Reflexos da tradição por ele fundada são a divisão da frase em sujeito e predicado, concepção ainda hoje evidenciada nos estudos normativos veiculados nos compêndios gramaticais e nos livros didáticos de língua portuguesa.
Aristóteles (fonte: Wikipédia)
Seguindo essa trajetória de demarcação histórica, não podemos esquecer a contribuição de Frege, o qual se posicioa criticamente em relação à análise aristotélica, sugerindo que a frase seja dividida em função e argumento. A proposta fregeana é despercebida por um longo período, mais especificamente naquele em que a filologia destina sua preocupação à fonologia e à morfologia. No entanto, em meados do século
XX, a lógica formal e a sintaxe formal retomam o contributo de Frege, reconhecendolhe o valor fundador para os estudos da formação das sentenças.
Gottlob Frege (fonte: Wikipedia)
Em Jean Dubois et al. (1997, p. 559) encontramos a seguinte definição para sintaxe: parte da gramática que descreve as regras pelas quais se combinam as unidades significativas em frases; a sintaxe, que trata das funções, distinguese tradicionalmente da morfologia, estudo das formas ou das partes do discurso, de suas flexões e das formações das palavras ou derivação. A sintaxe, às vezes tem sido confundida com a própria gramática.
Da definição apresentada, podemos perceber algo comum nas tentativas de delimitação dos campos de estudos da linguagem: a abordagem comparativa. Os autores tentam definir a sintaxe mencionando distintivamente sua área de interesse em relação à morfologia. Assim, estariam identificadas as fronteiras e objetos de uma e outra disciplina ou ciência. Entretanto, não é raro que os estudos da linguagem