O estudo como forma de pesquisa
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
SEMINÁRIOS DE PESQUISA – TURMAS 2011/4
PROFESSOR: DELCIO ANTONIO AGLIARDI
FICHAMENTO DE TEXTO ¹ “O ESTUDO COMO FORMA DE PESQUISA” (p. 119, 2010)
Texto de referência
ALMEIDA Jr, João Batista de. O estudo como forma de pesquisa. (p. 119-145) In: Construindo o saber: Metodologia científica - Fundamentos e técnicas. CARVALHO, Maria Cecília. De (org.). São Paulo: Papirus, 2010.
O autor, no capítulo “O estudo como forma da pesquisa” (p. 119, 2010), propõe uma nova forma de estudo em pesquisa, entretanto para aprender um conhecimento, nos diz que primeiramente é necessário estudar como aprender. O ensino vem sofrendo segundo o autor, uma revolução na sua forma metodológica, portanto, para aprender deve existir uma correlação e uma adaptação constante entre educador e educando. Para tanto, o autor aborda caminhos para orientar o aluno acadêmico em seu aprendizado, afim de que lhe de informações e domínio acerca do estudo procurado estimulando-o a análise e criticidade do mundo ao seu redor.
1. “A pesquisa bibliográfica” (p. 122, 2010)
Aqui o autor irá se referir a pesquisa em seu sentido lato sensu ( sentido amplo, quando uma informação está dada de forma geral, em grandes proporções), e não no sentido stricto sensu (sentido estrito, que é especifico onde o objeto de pesquisa, neste caso, é direcionado em especificidades). [grifo, destaque meu]. De acordo com ALMEIDA (pp. 122), o pesquisador deve ser criterioso ao escolher seu método de pesquisa, buscando fontes e maneiras seguras e confiáveis de chegar até a informação que procura. Sugere-nos como fonte segura a pesquisa bibliográfica, mas para isso o pesquisador precisa definir o que está em busca, ele pode também iniciar seu estudo a partir de obras básicas para posteriormente especificar seu objeto de estudo, mas ele deve também possuir noção de como funciona classificação de