o estrangeiro (ficha de leitura)
Título do livro: O estrangeiro
Autor: Albert Camus
Editora: Livros do brasil
Dados biográficos: Albert Camus nascido a 7 de novembro de 1913 em Mondovi, Argélia tinha como principais interesses o amor, a ética, a justiça, a humanidade e a política. Foi vencedor do prémio Nobel da Literatura em 1957. Faleceu 3 anos depois a 4 de janeiro de 1960 em Villeblevin, França.
Outras obras do autor: “Revolta nas Astúrias” (1936), “Núpcias” (1939), ”O Renegado” (1957), “O primeiro homem” (1994, publicado pela filha, era um romance inacabado)
Classificação do livro: Romance
Motivo da escolha do livro: O título da obra suscitou-me algum interesse e curiosidade.
Resumo do livro:
Meursault leva uma vida simples, sem planos, sem sentimentos, mantem-se num equilíbrio constante. Segue as regras da sociedade, aparentemente é um cidadão comum, respeita os horários, trabalha, vai ao enterro da mãe, embora não mostre quaisquer abalos ou tristeza. Vive apartado do que seria considerado um quotidiano normal.
É um homem que despreza sentimentos como o amor e a amizade, nesse sentido Meursault distancia-se de todos, pois não tem sonhos, apenas vive porque está vivo, uma prova disso é a frase que se repete constantemente na obra: “tanto faz.”
Porém Meursault não é completamente demisso de sentimentos, ele apenas não os consegue mostrar. Ele não ama Maria mas há uma certa emoção, pois ele deseja a sua presença.
Na verdade o problema de Meursault não era a maneira diferente de sentir a vida nem o desprezo pelos afectos, o problema era não esconder isso.
Meursault não fingia sentir o que não sentia nem mesmo para agradar aos outros, recusava-se a simplificar a vida como todos fazem e é isso que o condena à sentença de morte.
Meursault mata um árabe numa praia sem qualquer motivo, o que o impulsionou foi precisamente o sol, o suor, tudo o que sentia naquele momento. Nesse instante o romance sofre uma reviravolta, onde a personagem sai da sua capa de proteção,