Resenha Dirigida - Ergonomia
Livro: Como se faz uma tese- ECO, Umberto.
Ergonomia- Profa. Juliana Baracat
1) Segundo Eco, o que é uma tese e quais os motivos para fazer uma?
Segundo Eco, tese se refere a um trabalho pelo qual o estudante aborda um problema na sua área de estudos de forma que ele ordene, selecione dados, reflita sobre o tema e busca uma linguagem acessível ao leitor, a tese deve ser digitada e conter em torno de 400 páginas. Depois de terminada, ela servirá para que o estudante obtenha o certificado de conclusão do curso, ela será avaliada por uma bancada examinadora. Caso queira aperfeiçoar sua tese depois de terminado o curso, o estudante pode usá-la para início de uma pesquisa.
2) Quais são as 4 regras óbvias? Explique-as.
Primeiro: que o tema corresponda aos interesses do candidato (quer esteja relacionado com o tipo de exames feitos,com as suas leituras, com o seu mundo político,cultural ou religioso). Segundo: que as fontes a que recorre sejam acessíveis, o que quer dizer que estejam ao alcance material do candidato. Terceiro: que essas mesmas fontes sejam manuseáveis. Ou seja, que estejam ao alcance cultural do candidato. Quarto: que o quadro metodológico da investigação esteja ao alcance da experiência do candidato. O estudante deve buscar algo de seu interesse e que esteja acessível, para que ele possa abordar com precisão e amplo conhecimento sobre sua tese. Trabalhos que não seguem essas regras óbvias geralmente não geram bons resultados.
3) Qual a diferença entre tese monográfica e tese panorâmica?
A tese monográfica consiste em um trabalho com o campo de estudo restringido, que só aborde um tema e é preferível já que a defesa da mesma soa de forma mais clara e acessível. Já a tese panorâmica consiste em um trabalho amplo que aborde vários temas, essa tende a ser mais conflituosa e de difícil compreensão de terceiros, ou da bancada examinadora.
4) Defina tese histórica e tese teórica, fornecendo um exemplo para cada uma.
Uma