O estagio e o estagiário
ETE Henrique Lage
Niterói, 07 de Novembro de 2012
Alunos: João Pedro Camacho n°: 11 T: 1222
Mateus Alves n°: 18
Sávio da Silva n°: 25
Professora: Marianna Marun
Disciplina: ON
Introdução
Os estudantes que estão perto de ingressar no mercado de trabalho têm a oportunidade de estagiar em empresas, ou seja, colocar em prática tudo o que se aprende na sala de aula, para que possam vivenciar o dia de trabalho de sua área, praticar e aprimorar seus conhecimentos e refletir sobre a escolha de sua profissão, porém o estágio não é um emprego, e sim, um complemento do aprendizado.
O Estágio
É uma atividade de caráter educativo e complementar ao ensino, com a finalidade de integrar o estudante em um ambiente profissional, o estágio curricular supervisionado, deve colocar o futuro profissional em contato com as diferentes realidades sociais, econômicas e culturais, proporcionando vivência e experiências que permitam ao estudante desenvolver uma consciência crítica e a capacidade de compreender a realidade e interferir sobre ela.
A função do estágio é possibilitar aos aprendizes o conhecimento prático das funções profissionais, e possibilita aos estudantes um contato empírico com as matérias teóricas que lhes são passadas em sala de aula. Trata-se do entendimento, hoje consolidado pelos educadores, de que a teoria, sem a prática, é incompleta, prejudicando o acesso imediato ao mercado de trabalho.
O estágio pode ser obrigatório e não obrigatório. Estágio obrigatório é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma. Já estágio não obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória. Entretanto, sendo obrigatório ou não, o estágio concorre para aprimorar o ensino, pois funciona como um canal de intercâmbio entre a escola e o setor de produção, fornecendo subsídios para a adaptação dos