Integração parcial a cultura
INTEGRAÇÃO PARCIAL À CULTURA
PROFESSORA: ELEUSA LEÃO
Uruaçu
Março/2013
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS – CAMPUS URUAÇU
DAYANA SILVA MOREIRA GONTIJO
ELIDA DE ABREU GOMES
HÁKYLA ANDRADE LOPES
NATHANY CARVALHO
RAFAELLA SILVA AQUINO
INTEGRAÇÃO PARCIAL À CULTURA
Trabalho apresentado à disciplina de Sociologia, sob a orientação da professora Eleusa Leão, para a obtenção de nota parcial do primeiro bimestre do segundo ano do Curso Técnico Integrado em Edificações.
Uruaçu
Março/2013
Integração parcial à cultura
Para introduzirmos esse assunto vamos, primeiramente, reafirmar o conceito de cultura que, resumidamente, podemos dizer que é um conjunto de modos de viver, de regras, normas, costumes e tradições que fazem parte de uma civilização. Porém, a definição do que seja cultura é muito ampla e abrange vários elementos que, muitas vezes, não são desfrutados por todos os indivíduos de uma mesma sociedade. Como Marion Levy Jr. apud Laraia, afirmou em uma de suas teorias: “nenhum sistema de socialização é idealmente perfeito, em nenhuma sociedade são todos os indivíduos igualmente bem socializados, e ninguém é perfeitamente socializado. Um indivíduo não pode ser igualmente familiarizado com todos os aspectos de sua sociedade; pelo contrário, ele pode permanecer completamente ignorante a respeito de alguns aspectos.”(LARAIA, 1999, pág. 84)
De acordo com isso, podemos concluir que dentro de uma mesma sociedade existem pessoas que irão interagir de maneira diferente e com diferentes elementos de sua cultura. Isso se deve, por exemplo, ao fato de que essa é muito rica e diversa, portanto, não é possível que uma pessoa esteja interada com todas as áreas que a compõem. Além disso, outros fatores, como a faixa etária, podem influenciar na maneira como o indivíduo irá se relacionar, ou não, com determinados aspectos culturais de sua