Sialografia
O exame radiográfico das glândulas salivares e ductos por meio de um procedimento com contraste têm sido amplamente substituídos por estudos de TC ou RM, onde essas modalidades estão disponíveis.
ANATOMIA
Os órgãos suplementares da digestão localizados no interior da cavidade oral, incluem os dentes e as glândulas salivares. Estas secretam a maior parte da saliva encontrada na cavidade oral, que ajuda a dissolver os alimentos e facilita a digestão. Elas estão situadas adjacentes à cavidade oral e comunicam-se com a boca por intermédio de ductos. Cada glândula é composta por vários pequenos lóbulos que formam os grandes lobos da glândula. A saliva é secretada para a cavidade oral pelo sistema ductal de cada glândula.
Os lóbulos contêm pequenos ductos, formando grandes ramos, que eventualmente se unem para compor o ducto principal que se esvazia na cavidade oral. A anatomia especifica referente à sialografia inclui as glândulas salivares e os ductos associados de cada um dos três pares de glândulas principais.
* Parótida: As glândulas parótidas estão posicionadas anterior e inferiormente à orelha. Trata-se das maiores glândula salivares, constituídas de componentes superficiais e profundos. O componente superficial está situado diretamente anterior e inferior à orelha. Ele é adjacente ao ramo mandibular, com a superfície posterior da glândula se estendendo ao meato acústico.
O ducto principal fornecedor de saliva da glândula parótida é o ducto parotídeo, conhecido com ducto de Stensen. Possui aproximadamente 5 a 7 centímetros de comprimento e flui anterior e medialmente para penetrar na parte corpulenta da bochecha. Ele então se comunica com a cavidade oral por uma abertura em frente ao segundo molar. * Submandibular: a glândula submandibular ou submaxilar é a segunda maior glândula salivar. Sua localização primária é a porção medial e inferior do corpo da mandíbula. É também constituída de componentes superficiais e profundos. A