Exame Contrastado - Sialografia
Sialo = saliva
Exame radiológico dos ductos salivares e das glândulas sublingual, submandibulares e parótidas.
Anatomia:
Glândula sublingual; Óstios ( orifício de saída da saliva ) ; Glândulas submandibulares; Glândulas parótidas; Ductos salivares.
Materiais Utilizados:
Contraste Lipiodol; Escalpe 27 (invertendo a posição da agulha) Dilatador metálico; Seringa de vidro (10 ml ) ; Gases para limpeza de resíduo de contraste. Um limão para esvaziamento das glândulas
Contraste Lipiodol:
Extraído da papoula; Nenhuma ocorrência de reação alérgica; Cada ampola de 10 ml de lipiodol custa em média R$100,00.
Seqüência do exame:
Radiografia prévia AP e P; Cateterização do óstio da respectiva glândula a ser estudada; Faz – se radiografias em AP e P durante a injeção de contraste; Radiografia de controle de esvaziamento e residual.
Sobre as radiografias:
Filme 18x24 na transversal; Posicionamento idêntico há um A.P. e um P. de crânio; Colimação vai desde o rebordo inferior da órbita até o mento; Técnica sugerida no AP 76kv, 20mas, F 100 / P. 70KV, 20mas, F 100; Atenção para as partes moles, pois os ductos e a irrigação das glândulas são muito finas.
Patologias:
Sialodenite – processo inflamatório das parótidas, não excluindo as submandibulares, causada por vírus e bactérias de ocorrência normal.(vulgo caxumba )
Cálculos de ductos e de glândulas.
Exame Contrastado - Sialografia
SIALOGRAFIA
......................................................................................
Introdução
É um exame radiológico que estuda as glândulas salivares (parótidas e submandibulares com um meio de contraste iodado infundido no ducto , obtendo-se imagens chamadas sialografias.
Apesar do ultrassom, tomografia computadorizada e a ressonância magnética são excelentes formas de avaliar as imagens das glândulas salivares, elas não visualizam o interior dos condutos