Deficiência auditiva
Zilamar Terezinha de Souza Padilha
Claudete Oliveira de Sousa
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia (PED9241) – Trabalho de Graduação
12/06/2012
RESUMO
Este paper é resultado de um estudo realizado com o objetivo de melhor compreender a influência da natureza e da sociedade para com as pessoas portadoras de necessidade auditiva. Com esse objetivo, nesta fase do estudo, identifiquei e analisei concepções e atitudes de professores em torno dessa necessidade. Uma vez que a deficiência auditiva pode ser parcial ou total, depende do nível que o indivíduo se encontra, por isso é preciso conhecer a deficiência para que possamos compreendê-la. A análise dos resultados mostrou que as concepções e as mudanças exigidas em relação a esse processo concebem implicações para a comunicação, a aprendizagem e inserção social de sujeitos com deficiência auditiva. Aponta ainda a necessidade de currículos escolares diferenciados, assentados numa lógica mais científica e humanística.
Palavras-chave: Deficiência; Educação; Concepções
1 INTRODUÇÃO
A educação hoje tem trabalhado “mais” no intuito de estar inserindo alunos com necessidades especiais, destacando-se o aluno com necessidades auditiva,o qual vem ganhando o seu espaço na escola e na sociedade.O desenvolvimento de alunos com essa deficiência depende de um trabalho minucioso onde professores, mães e comunidade em geral desempenham um papel fundamental.
Este tipo de deficiência tem sido investigada, pois, é um sentido muito importante no desenvolvimento da criança, a perda total ou parcial pode dificultar a comunicação, a aprendizagem e até mesmo a inserção social das mesmas.
Assim, através de pesquisas bibliográficas, iniciei o presente estudo identificando concepções e atitudes de professores em relação ao deficiente auditivo, sobre o “conteúdo” a ser trabalhado com essas crianças na sala de aula.