Aplicacao do lazer scaner
O I-SiTE é um dispositivo de scanner a laser que permite medir a posição no espaço e cor natural de 6.000 pontos por segundo, detalhando em três dimensões objetos, superfícies e estruturas. Esse artigo mostra resultados de trabalhos feitos nas minas de Taquari-Vassouras e Timbopeba e no Porto de Tubarão, todos da CVRD, com o objetivo de revelar a real topografia. Esse método de levantamento topográfico é promissor no que tange à produtividade e eficiência, com diversas áreas de aplicação.
Palavras-chaves: scanner a laser, levantamento topográfico.
1. Introdução
O sistema de scanner a laser I-SiTE da Maptek é um método de levantamento topográfico terrestre desenvolvido para recompilar informações em três dimensões de qualquer lugar, em uma grande escala, de maneira rápida e direta. O sistema registra exatamente a localização e características de superfícies em áreas mineiras, industriais e urbanas, tanto na superfície quanto em subsolo. O I-SiTE mede a posição em três dimensões, cor natural e intensidade de reflexão de seis mil pontos por segundo sem a necessidade de refletores, utilizando um sistema de levantamento por pulsos laser, permitindo desse modo definições tridimensionais de objetos e estruturas (Foto 1).
Foto 1 - Scanner a laser I-SiTE em Timbopeba.
O aparelho possui alcance de 550 metros e amplitude angular de 340 graus na horizontal e 80 graus na vertical. A precisão em cada ponto é de 8 a 25 milímetros. O sistema apresenta três alternativas de resolução: baixa, média e alta, permitindo capturar, respectivamente, cerca de 100.000, 500.000 e 2.000.000 de pontos em cada tomada. A fonte do laser é de classe 1, aprovada para uso civil, não apresentando danos aos olhos. Os tempos de aquisição dos pontos variam entre quinze segundos a três minutos, em função da resolução escolhida.
2. Materiais e métodos
Alguns trabalhos com o sistema I-SiTE foram realizados no Brasil.