O estado e os problemas contemporaneos
UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E TECNOLOGIA
CURSO DE PÓS – GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA
DISCIPLINA: O ESTADO E OS PROBLEMAS CONTEMPORÂNEOS
Equipe:
Eliete Maria Nunes
Elisama Vasconcelos de Oliveira
Heliovânio Torres Bandeira
Herivânio Torres Bandeira
José Soares Neto
Polo: Recife-PE
Turma:04
Tutor(a) virtual: Prof. Rosita Marina Ferreira Batista Martins
Profº Executor: José de Lima Albuquerque
Recife
2011
RESUMO DO LIVRO TEXTO- PÁGINAS 15 A 48
Pobreza, Desigualdade, Exclusão Social e Cidadania: Correlações, Interseções e Oposições. Assuntos que, constantemente, vem chamando atenção de governantes, agências multilateriais de fomento ao desenvolvimento como: ONU (PNUD), Banco Mundial, FMI, OTAN, etc..
Enfrentamento dos principais problemas sociais que assola o mundo, para os quais não existe uma receita pronta e sim os ingredientes a serem escolhidos e aplicados.
Vejamos como será o nosso olhar no amanhã, buscando na história, como foram os projetos das primeiras políticas públicas aplicadas.
A preocupação com a problemática da pobreza e da exclusão social está diretamente associada ao surgimento do capitalismo e da sociedade de mercado, conhecido como a Modernidade (Século XVI ao XIX).
O capitalismo que sofre contínuas transformações, que vez por outra é atingido por crises que afetam diretamente os atores da sociedade, que ora, estão comemorando o momento positivo da Economia e no instante seguinte, se depara com momentos de recessão, restrição de crédito, altas de juros e outros quadrantes que mostra o quanto é frágil o sistema, necessário se faz repensar no processo, buscando novos caminhos.
A Pobreza
Tem como definição “insuficiência de renda”. E, para medir sua incidência sobre as populações, são utilizados indicadores como o PIB (Produto Interno Bruto) per capita de um país e/ou um percentual da renda média/mediana de seus habitantes. Apesar de ser um indicador em que há