O estado e os problemas contemporâneos
325 palavras
2 páginas
A qualidade do ensino e da gestão escolar, as desigualdades nas condições de acesso e a permanência das crianças e jovens nas escolas e universidades, representam um grave problema a ser enfrentado por nosso país. Portanto, a educação deve ser tratada como política pública de alta prioridade. Desde a Constituição de 1988, a Educação trata-se de um “dever do Estado”, devendo ser provida de forma universal; e tendo como princípio, a colaboração e solidariedade entre as esferas do governo, as quais são organizadas de forma bastante ampla. O Ministério da Educação conta ainda com vários órgãos vinculados, dentre eles o INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, cujo trabalho desenvolvido tem sido de fundamental importância nos esforços para a melhoria da qualidade da educação. O IDEB foi criado como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Ele é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos no SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e na Prova Brasil.
Conforme proposta da atividade foi utilizado como instrumentos de pesquisa, os municípios de: Araguari, Uberlândia e Uberaba. Nos quais o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foram considerados satisfatórios, atingindo as metas projetadas e alcançando a proficiência adequada. Portanto, é necessário ressaltar que os municípios citados fazem parte do Triângulo Mineiro, que é uma das dez regiões de planejamento do estado de Minas Gerais, e possui um IDH considerado elevado.
Contudo, se fizermos uma comparação entre a região Sudeste e a região Nordeste, encontraremos dados totalmente desproporcionais aos que foram apresentados na pesquisa acima. Tal fato evidencia a desigualdade social do nosso país, comprovando que o acesso à educação está intimamente relacionado ao rendimento familiar. ReferênciaBibliográfica:
SANTOS, Maria Paula Gomes dos. O Estado e os Problemas Contemporâneos.