O Estado e os Problemas Contemporaneos
Disciplina: O Estado e os Problemas Contemporâneos
Profº: Angela Maria Frata, MSc
Programa: Especialização em Gestão Pública – Polo São Gabriel do Oeste
Campo Grande/ MS, 29 de Junho de 2015
Em leitura do livro-texto e do filme apresentado, vemos que os conceitos das mudança que vem ocorrendo no Estado no decorrer dos anos desde a Revolução Industrial, onde a população passou a ter que trabalhar para garantir o seu próprio sustento, aumentando a quantidade de pessoas nas cidades e diminuindo nos campos, onde o sustento era por meio de tudo que plantavam e criavam. Com essas mudanças e com o aumento da má destruição de renda, onde os ricos ficavam cada vez mais ricos e o pobre permaneciam ou aumentavam seu estado de pobreza. O Brasil é um país rico em recurso naturais, temos hoje com a modernidade o grande aumento das industrias mas devido a má destruição das riquezas, se torna uns dos com maiores índices de desigualdade do mundo.
No filme, “Ilha das Flores” realizado no ano de 1989, no município de Porto Alegre/RS, no bairro Ilha das Flores, onde o lixo de toda a cidade é levado para este bairro.
O filme relata algumas características do ser humano, como ser mamífero, bípede, que possui telencéfalo altamente evoluído e polegar opositor, como se comporta, além da forma econômica capitalista que sobrevive que perpetua até os dias de hoje. Essa características que é destacado com ênfase no filme, mostram que mesmo sendo um ser racional, naquele momento aquelas pessoas estão classificadas abaixo de um animal.
A troca de dinheiro, por produtos é que faz as pessoas se diferenciarem umas das outras, demonstrando o estado de miséria do povo de Ilha das Flores, não tendo dinheiro para troca, fazendo assim eles sobreviverem do lixo, colocando-os atrás dos porcos no direito de escolha, pois os porcos possuem um dono que por sua vez possuía dinheiro, ficando explicito o estado desumano em que viviam aquelas pessoas. Mesmo vivendo em um
Estado