Meio ambiente
3.1 Estatística Descritiva
Pode ser definida como os métodos que envolvem a coleta, a apresentação e a caracterização de um conjunto de dados de modo a descrever apropriadamente as várias características deste conjunto.
Embora os métodos estatísticos descritivos sejam importantes para a apresentação e a caracterização dos dados, foi o desenvolvimento de métodos estatísticos de inferência, como um produto de teoria da probabilidade, que levou à ampla aplicação da estatística em todos os campos de pesquisas atuais.
3.2 Inferência Estatística
Pode ser definida como os métodos que tornam possível a estimativa de uma característica de uma população ou a tomada de uma decisão referente à população com base somente em resultados de amostras (Figura 1).
Para tornar mais claro esta definição, as definições seguintes são necessárias:
Uma população (ou universo) é a totalidade dos itens ou objetos a ser considerado.
Uma amostra é a parte da população selecionada para análise.
Um parâmetro é a medida calculada para descrever uma característica de toda uma população. Uma estatística é a medida calculada para descrever uma característica de apenas uma amostra da população.
FÓRMULAS
A estatística, testa duas hipóteses, que geralmente são denominadas de H0 ou
Hipótese nula e H1 ou Hipótese alternativa.
As hipóteses estatísticas não necessariamente deverão ser idênticas à hipótese científica. Elaborando as hipóteses
O pressuposto a hipótese estatística é sempre testar a nulidade dos dados. Por exemplo, em um experimente está sendo testada a capacidade de duas substâncias possuírem o mesmo poder de reação química, nas proporções utilizadas. A H0 deverá ser a seguinte: As substâncias não possuem a mesma capacidade de reação. Já a H1, será As substâncias possuem a mesma capacidade de reação.
A hipótese nula admite que os resultados são iguais ou com diferenças aleatórias entre os tratamentos.
0 1 2 3 n H : X = X = X =