O Estado Jur Dico E Seu Ideal Cidad O
Originado da cultura jônica, teve influencia dos movimentos espirituais e políticos. Vemos que o homem jônico não tinha energia política. Para eles o estado nunca era o fim. Seu papel na historia foi o de libertar as forças individuais, inclusive no campo político. É através da literatura que se tem uma idéia de como era e como a Jônia se transformou.
Devido a impossibilidade de penetrar no país mais a fundo, onde as terras eram ocupadas por bárbaros, as cidades costeiras eram cada vez mais atraídas para o comercio marítimo; este povo que se separa da metrópole se torna menos sedentário e menos ligado à terra. Outro passo para o desenvolvimento da Jônia foi a introdução da troca pela circulação monetária. Com a mudança do estilo de vida também nasce um novo espírito político.
O espírito critico independente entra também na vida publica e desde então toda a manifestação do direito ficou sem discussão na mãe dos nobres, que administravam a justiça, sem leis escritas.
Contudo, devido ao abuso político, o povo passou a exigir leis escritas. É nesse tempo, que devido à censura de Hesíodo, que a palavra direito, dike, se converte num lema da luta de classes.
O impacto que as leis escritas causaram foi grande. Significava que o direito escrito era igual para todos, grandes ou pequenos.
Dike, em seu significado fundamental quer dizer dar a cada um o que lhe é devido. Na vida da polis, a palavra tem um elemento normativo, não tão técnico.
Significa que na polis cada um tem o seu dever e cada um pode exigir, portanto significa que a própria exigência e apoio àqueles que são prejudicados pela hybris.
Concluindo, dike quer dizer o cumprimento da justiça, e mais importante, o sentido de igualdade perante a lei.
A exigência de um direito igualitário constitui a mais alta meta para os tempos antigos. É ai que a esfera política e econômica