O Estado Fascista
Sistema político, econômico e social que se destacou após a Primeira Grande Guerra principalmente nos países em crise econômica.
Na Itália, o fascismo foi representado pelo líder Benito Mussolini.
Na Alemanha, Adolf Hitler foi o símbolo do fascismo, que neste país ganhou o nome de nazismo.
O Nazismo estabelece teorias raciais onde se tenta estabelecer uma raça pura
O Fascismo, apesar de também adotar o nacionalismo étnico não se propõe inicialmente ao estabelecimento de uma raça.
Características do fascismo:
-Totalitarismo: sistema antidemocrático e concentrava poderes totais nas mãos do líder de governo. Este líder podia tomar qualquer tipo de decisão ou decretar leis sem consultar políticos ou representantes da sociedade.
-Nacionalismo: entre os fascistas era a ideologia baseada na idéia de que só o que é do país tem valor. Valorização extrema da cultura do próprio país prejudicando as outras, que são consideradas inferiores.
-Militarismo: altos investimentos na produção de armas e equipamentos de guerra. Fortalecimento das forças armadas como forma de ganhar poder entre as outras nações. Objetivo de expansão territorial através de guerras.
Culto à força física: Nos países fascistas, desde jovens meninos eram treinados e preparados fisicamente para uma possível guerra. O objetivo do Estado fascista era preparar soldados fortes e saudáveis.
-Censura: Hitler e Mussolini usaram este dispositivo para refrear qualquer tipo de crítica aos seus governos. Nenhuma notícia ou idéia, contrária ao sistema, poderia ser veiculadas em jornais, revistas, rádio ou cinema. Aqueles que arriscavam criticar o governo eram presos e podiam ser condenados a morte.----Propaganda: os líderes usavam os meios de comunicação (rádios, cinema, revistas e jornais) para divulgarem suas ideologias. Os discursos de Hitler eram constantemente transmitidos pelas rádios ao povo alemão. Desfiles militares eram realizados para mostrar o poder bélico do governo.
-Violência contra