Os Estado fascista e o Estado soviético, O Estado do bem-estar social.
Escola Estadual São Gabriel
São Gabriel Do Oeste MS 30 de novembro de 2012
Introdução
Nesse trabalho iremos explicar o que são os Estados liberais, Os Estado fascista e o Estado soviético, O Estado do bem-estar social.
O Estado fascista e o Estado soviético
No começo do século XX, esgotado pelas próprias condições sociais e econômicas que o geraram, o Estado liberal não dava mais conta da realidade e dos interesses da burguesia. A partir da Primeira Guerra Mundial, surgiram duas novas formas de organização estatal: o Estado fascista e o Estado soviético.
O Estado fascista foi organizado nas décadas de 1920 e 1930, primeiro na Itália e depois na Alemanha e em vários países europeus, com pequenas diferenças. O Estado soviético decorreu da primeira experiência socialista, iniciada em 1917, na Rússia. Por meio dela procurava-se fazer frente às condições precárias de vida das classes trabalhadoras.
No Estado fascista, a participação política significava plena adesão ao regime e a seu líder máximo, ou seja, ninguém podia fazer qualquer crítica ou oposição ao governo.
Essas duas forças políticas se confrontaram durante a Segunda Guerra Mundial. No final do conflito, os vitoriosos dividiram-se em dois blocos: o socialista, liderado pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, e o capitalista, sob o comando dos Estados Unidos. Os dois haviam se aliado para participar da guerra e da derrocada do fascismo-nazismo.
A URSS organizava-se como um Estado planificado e centralizado, cujos órgãos estavam ligados ao Partido Comunista. Pois somente ele era permitido.
O modelo soviético de Estado começou a ruir nos países que o adotavam. A queda do Muro de Berlim, em 1989, assinalou de modo emblemático o fim do Estado soviético e o questionamento do poder concentrado num só partido.
Estado Neoliberal
A partir da década de 1970, a