O ESTADO DE CONSERVAÇÃO E OS RECURSOS GENÉTICOS DOS BOVINOS NATIVOS DO BRASIL.
Equipe: Melissa Regina Lopes Nogueira Naidiana Abrantes da Silva Quércia Aline Azevedo da Silva Professor: Hugo Vieira Disciplina: Agroecologia
Sousa, Pb
2014
INTRODUÇÃO
Muito se tem avançado nas discussões sobre a importância da conservação dos recursos genéticos no Brasil. A visão de que raças de outros países eram sempre melhores que as raças brasileiras vem perdendo terreno a cada dia. Nossos profissionais, mais conscientes das suas capacidades cientificas, já se aventuram na utilização dos recursos genéticos brasileiros como objeto de estudo e como alternativa viável para o surgimento de uma raça mais produtiva e adaptada ao ambiente em que vive.
Raças nativas: são aquelas raças que se formaram num determinado país ou região oriundas de animais trazidos de outros países ou regiões, em época historicamente não muito distante.É o caso , por exemplo, das raças formadas no Brasil, trazidas pelos colonizadores portugueses. Essas raças não existiam nem existem em Portugal, mas foram formadas no Brasil a partir de animais trazidos de lá. O presente trabalho, tem como finalidade apresentar o estado de conservação e os recursos genéticos de algumas raças de bovinos nativos do Brasil.
CURRALEIRO PÉ-DURO
O Curraleiro Pé-duro se originou pela introdução das raças ancestrais, que se deu por volta de 1534 em São Vicente, atual estado de SãoPaulo, e em seguida nas capitanias de Pernambuco, Bahia de todos os santos, a partir do tronco BosTaurusibericus, ao qual pertenciam também a raça Alentejana, Galega e Mirandesa, com essa miscigenação deu-se inicio ao povoamento dos campos originando as raças bovinas naturalizadas como a raça Curraleiro.
Dados revelam que o numero efetivo de animais