os elementos que constituem os mapas : os recursos as escolhas e os interesses
Existem quatro projeções diferentes:
Projeção de Mercator
Projeção Peters
Projeção de Bertin (1953)
Projeção Buckminster Fuller
Projeção de Mercator
É sem dúvida a mais conhecida do mundo. É uma projeção cilíndrica conforme e foi feita por Geraldo Mercator (1512-1594), nessa projeção a forma dos continentes são preservadas, mas as áreas são distorcidas. Quanto maior a distância em relação a Linha do Equador (onde está o foco da projeção), maior a distorção da área.
O mapa foi feito no período das grandes navegações e por mais que não tenha sido a intenção do mapeador o mapa ficou conhecido como eurocentrista, porque a Europa está no centro do mapa e o norte é privilegiado.
Projeção de Peters
A Projeção de Peters, foi publicado pela primeira vez em 1973, ou seja, em um período pós guerra onde o colonialismo é duramente criticado. Arno Peters que é o autor da projeção tinha grandes preocupações com as questões sociais, por isso ele irá favorecer os países do sul, que na época eram chamados de terceiro-mundo, daí essa projeção ficou conhecida como mapa do terceiro-mundismo.
A Projeção de Peter é uma projeção equivalente, onde as áreas são preservadas, mas formas são distorcidas, gerando o alongamento do continente.
Projeção de bertin: A projeção Bertin (1950), que mantém uma relação de fidelidade com as superfícies dos continentes, a grade de coordenadas não possui uma configuração perpendicular, pois todos os meridianos se dirigem, formando curvas, para uma representação do pólo que se encontra no meio do mapa.
Projeção de Buckminster Fuller: Trata-se de uma projeção cuja centragem é no pólo norte (as centragens podem variar) e que favorece a manutenção das formas e das proporcionalidades das terras emersas em detrimento dos oceanos. Quando esse autor criou essa projeção ele subverteu a visão convencional de um Norte e de um Sul, o que permitiria uma