BSC
Planejamento estratégico é uma atividade fundamental para a gestão estratégica das organizações. Orienta-se por um conjunto de princípios metodológicos que determinam as atividades dos gestores e técnicos envolvidos na tarefa de definir o rumo a ser seguido pela organização.
Neste módulo procuraremos demonstrar a importância do Planejamento nas Organizações. Para tanto, serão abordado temas referente a: Evolução do Planejamento nas Organizações, Planejamento em um Contexto de Mudanças, a Mudanças Organizacionais na Administração Pública, Fatores de Resistência as Mudanças, e Gerenciamento frente a essas Mudanças.
1.1 Evolução do Planejamento nas Organizações
Segundo PORTO & BELFORT (2001), antes da Segunda Guerra Mundial, o planejamento que ocorria na maioria das organizações estava voltado basicamente para as operações físicas de fabricação. Tratava-se essencialmente de um processo bastante fragmentado e desarticulado, desenvolvido em segmentos isolados da instituição.
O planejamento verdadeiramente institucional começou, de fato, com a introdução de previsões gerais das condições econômicas e a preparação do orçamento de capital e despesa. Seu principal propósito, contudo, não era ampliar a capacidade gerencial para promover o sucesso futuro da organização, mas sim o controle das despesas. Dessa forma, o horizonte de planejamento raramente era maior que um ano.
Até a década de 50 o ritmo de transformações, tanto na sociedade em geral como no mundo de negócios, era relativamente lento e uniforme. A partir desse período, porém, os critérios da administração científica e do profissionalismo nos negócios superam, em importância, uma visão empírica e romântica de gestão (LOBATO, 2000).
Depois da Segunda Guerra Mundial, três tendências básicas começaram a transformar as organizações e a maneira de gerenciá-las, segundo PORTO & BELFORT (2001):
O marketing começava a surgir como um elemento cada vez mais importante na conquista