O Estado da Arte
RESUMO INDICATIVO: O Estado da Arte os Instrumentos e Técnicas na Intervenção Profissional do Assistente Social – uma Perspectiva Crítica.
MANAUS
2014
ANA RUTH FERREIRA DE ARAÚJO VIVIANE DE OLIVEIRA ROCHA
RESUMO INDICATIVO: O Estado da Arte os Instrumentos e Técnicas na Intervenção Profissional do Assistente Social – uma Perspectiva Crítica.
MANAUS
2014
FORTI, Valeria, Guerra, Yolanda (Orgs). In: Serviço Social: temas, Textos e Contextos. 4° ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2013.
Conforme as autoras a pesquisa obteve um resultado que tem por objetivo sistematizar o debate dos instrumentos e técnicas de intervenção do assistente social, onde dois eixos são apresentados que marcar os elementos fundamentais na concepção de instrumentos e técnicas na produção bibliográfica contemporânea. São eles: A leitura de documentos secundários como livros, artigos, anais de eventos, dissertações de mestrado e teses de doutorados de 1990 até 2008, tendo como objetivo os instrumentos e técnicas da intervenção profissional do assistente social para indicar os elementos constitutivos no debate nas produções do serviço social. A entrevista e grupo focal com assistentes sociais, que atuam nas políticas de assistências sociais voltadas para o público infanto-juvenil, a fim de conhecer quais os instrumentos e de qual concepção se utilizarão os assistentes sociais, quais habilidades e dificuldades no manuseio dos mesmos. Interessante observarmos que o instrumental se define por se constituir dos instrumentos e técnicas que contribuem para a efetivação profissional, isto nós mostra que instrumentos e técnicas estão relacionados entre si. Os instrumentos são considerados potencializador da ação, pois ele embasar-se em um conjunto de recursos ou meios que permitem a operacionalização da ação profissional. Considerando assim, os instrumentos são configurados como