O espirito das leis
Contudo, é notório que o direito às vezes demora a ser modificado, um exemplo clássico é o direito civil antes da lei 10.406/2002, mais conhecida como Código Civil, cuja a codificação anterior era Código Civil de 1916. Vemos que foram necessários 86 anos, para que fosse criada uma nova lei, que regulasse as relações privadas. Outros exemplo o Código Penal brasileiro é de 1940, desde então vem sofrendo algumas modificações, porém, um novo código, pela lógica ainda irá demorar vários anos para ser criado.
Ao mesmo modelo, nossa lei maior a Constituição Federal era de 1946, somente veio a ser modificada após 42 anos, ela foi promulgada no ano de 1988.
O direito é lento comparando-se com as necessidades, evoluções da sociedade, mas, ele evolui.
O direito brasileiro é oriundo do direito Romano. O direito romano é um direito que perdurou aproximadamente 12 séculos, começou séculos antes de Cristo e teve seu término, com o fim de império romano, séculos depois de Cristo.
O direito romano ainda subsiste no tempo na nossa sociedade atualmente com roupagens de lei moderna. O direito romano não só deu exemplos para o Brasil, mais também à vários países europeus que o recepcionou.
Segundo Carlos Wolkmer (2005),
“Na época arcaica os magistrados patrícios julgavam segundo tradições que apenas eles conheciam e aplicavam.A incerteza na aplicação do direito,por parte dos magistrados patrícios,levou a plebe a pleitear a elaboração de leis escritas.
Somente os patrícios gozavam de todos os direitos civis e políticos,como,por exemplo, o ius suffragi, que consistia na