o equivoco resenha
Este trabalho tem como objetivo apresentar resenhas de dois contos do livro “O Equívoco” – contos bandidos”, do autor João Uchôa Cavalcanti Netto, com intuito de uma melhor compreensão e análise crítica dos assuntos abordados nas mesmas, os contos escolhidos para o desenvolvimento deste trabalho foram os números 20 e o 30.
RESENHA DO CONTO 20
O conto mostra uma carta ao Juiz confessando um furto de bilhões envolvendo advogado em uma empresa e já esperando a impunidade. Já que sua família já estaria em outro país e com todo dinheiro. E ele não quer devolver o dinheiro, mas como não gosta de ficar devendo, quer ser castigado pela justiça durante os 4 anos. A justiça é falha em nosso país, há demora em seu funcionamento, a espera muitas vezes longa e sem esperanças para ser alcançada. E a impunidade, há milhares de processos que se amontoam pelos diversos fóruns, tribunais e outros órgãos de justiça do país. Porque tanta morosidade? Principalmente quando se trata de pessoas influentes e políticos corruptos, os chamados "bandidos do colarinho branco", a qual normalmente utiliza-se de suborno e corrupção a fim de manter seus crimes nunca punidos como realmente deveriam. Precisamos construir uma sociedade democrática, mais justa, com as mesmas oportunidades para todos, onde valores como a dignidade, honestidade, responsabilidade, respeito, justiça e solidariedade estejam presentes; em que o cidadão de bem possa honrar seus compromissos, cumprir as leis, ser participativo e saber do seu poder decisório através do voto.
RESENHA DO CONTO 30
O conto retrata um menino de rua, que luta por sua sobrevivência roubando e se escondendo da polícia. O menino foi preso em um internato no qual tinha relações sexuais com meninos. Adotado por um casal, mas ele não estava acostumado a receber amor e furtou o casal e voltou para as ruas. Atropelado ele perdeu um braço, voltou para as ruas se fingia de bonzinho e