O equilibrio quimico
Este trabalho pretende abordar e explicar em que consiste o equilíbrioquímico.Podemos considerar que existe equilíbrio químico quando temos umasituação em que a proporção das quantidades dos reagentes e dos produtosde uma dada reacção química se mantêm constantes ao longo do tempo.Sempre que considerarmos a possibilidade da reversibilidade de uma dadareacção química, estamos a considerar que existe a possibilidade dosreagentes se transformarem em produtos e dos produtos se transformaremem reagentes, estas reacções consideram-se “Reversíveis”. Por outro lado,num outro tipo de reacções químicas que chamamos de combustão,consideramos que perto de 100% dos reagentes se transformam emprodutos e não existe possibilidade de haver reversibilidade, ou seja, de osprodutos se transformarem de novo em reagentes. A este tipo de reacçõeschamamos de “Irreversíveis”.
Equilíbrio químico
O princípio necessário para existir equilíbrio químico em uma solução é a reversibilidade da reação envolvida. Isto é, a reação ocorre tanto no seu sentido direto como no inverso.
Continuando com o exemplo da água:
Reação de ionização da água - Reação direta:
H2O à H+ + OH-
Reação inversa:
H+ + OH- à H2O
Por convenção, o equilíbrio pode ser representado com o símbolo de igualdade, como em qualquer equação de reação química.
H2O = H+ + OH-
Em uma situação de equilíbrio químico, as velocidades das reações direta e inversa são equivalentes. Como consequência, as concentrações de reagentes e produtos permanecerem constantes após um determinado intervalo de tempo que pode ser curto ou não.
Uma vez representando o equilíbrio químico através do sinal igual ( = ), isso indica que temos duas reações ocorrendo ao mesmo tempo. Chamamos de reação direta aquela que acontece no sentido da produção de produtos.(Lembre-se de que os produtos da reação de ionização da água são os íons H+ + OH-)
A outra