O ensino de línguas: análise das teorias e abordagens no processo de ensinoaprendizagem da língua inglesa.
Débora Aparecida Ferreira[1]
RESUMO
O presente trabalho visa analisar uma unidade de um livro didático de LI demonstrando, em seu conteúdo, as teorias e abordagens aplicadas, bem como avaliar sua elaboração e o enfoque na utilização das TICs e na proposta de autonomia do aluno, visto que a LI faz parte do cotidiano de cada um de nós e seu aprendizado servirá para o respectivo ingresso no mercado de trabalho atual.
Palavras-chave: livro didático, língua estrangeira, língua inglesa, ensino.
ABSTRACT
This work comes to analyse an English book unity showing in his content the theories and approaches applied rating its preparation, its focus on Communication and Information Technologies and its proposal of pupil’s autonomous, seen that the English Language do a part of quotidian of each one of us and his learning will be used for his respective admission in actual labour market.
Keywords: didactic book, Foreign Language, English Language, learning.
INTRODUÇÃO
O ensino de LE é extremamente necessário nos dias atuais devido às exigências de um mercado de trabalho cada vez mais diversificado e exigente.
Neste trabalho, primeiramente abordaremos as teorias de aprendizagem – Behaviorismo, Cognitivismo e Sociointeracionismo – a fim de compreendermos como se dá o processo do aprender do ser humano.
Em seguida falaremos das abordagens utilizadas no ensino da LE, descrevendo sua importância e funcionalidade.
No terceiro tópico falaremos sobre a elaboração do livro didático segundo as propostas de Leffa – análise, desenvolvimento, implementação e avaliação.
No próximo tópico falaremos das TICs, buscando definir o que são e sua evolução até os recursos a que se resumem hoje: computador e Internet.
Enfim, abordaremos uma breve análise de uma unidade de um livro de LI, demonstrando as teorias e abordagens aplicadas, sua elaboração e