O ensino de Cristo
O ensino de Nosso Senhor está preservado principalmente, nos quatro evangelhos canônicos: Mateus, Marcos, Lucas e João. Entretanto, as referências a Cristo estão presentes em todo o restante do Novo Testamento: No Livro de Atos, nas Epístolas e no livro do Apocalipse. Os livros Apócrifos são admitidos como princípios de fé ou palavra de Deus.
Os primeiros três evangelhos (Mateus, Marcos e Lucas). São chamados de Sinóticos, ou seja, são Evangelhos parecidos, que geralmente contém as mesmas narrativas. A Narrativa da Tentação de Jesus pode ser lida tanto em Mateus 4.1-11.
O “Evangelho de João dá ênfase á divindade de Cristo, como o Verbo de Deus e como o próprio Deus:” No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus “(João 1-1)”.
O Ensino de Cristo é Sem Igual
A maneira de Ensinar de Jesus, utilizando-se de exemplos cotidianos e as parábolas contadas por ele são exemplos de como a Sabedoria Judaica o influenciou. O Ensinamento de Jesus não era apenas um desenvolvimento Natural do mais Excelente ensinamento Judaico de sua época.
Métodos de Ensino de Cristo
Jesus empregou uma grande variedade de Métodos de ensino:
•Pregou ao ar livre, exemplificando no incomparável Sermão da Montanha.
•Usou o Método Pessoal, falando diretamente ás pessoas, com amor.
•Amou os seus discípulos/as até o fim. (João 13.1).
Tipos de Ensino
Moral e ético: Mt5-7- Lc 6: 17. No Sermão da Montanha encontramos referências acerca das Bem-Aventuranças, sobre a missão dos Discípulos/as serem Sal da Terra e Luz do Mundo.
Sateriológico (Acerca da Salvação do Ser Humano): MT 9-12-13.
Escatológico ( Acerca do fim dos Tempos): MT 24 E 25; MC 13;
O TEMA BÁSICO
Jesus não ensinou primeiramente verdades a respeito de Deus e da Religião, seu ensinamento é essencialmente a proclamação de si mesmo como o Filho de Deus e Salvador da Humanidade.
Características do Ensino
A característica mais notável do Ensinamento de Jesus é sua