O ensino de arte no ambiente escolar.
Acadêmico(s): Denise Silveira Thums Pessi.
Dione Elenise Gabriel.
Ester Duarte De Oliveira.
Fabiane Borges Martins Gabriel.
Queila Simon.
Prof. Tânia Cardoso Fabris.
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em Arte Visual (ART 0015)
2011.
1 INTRODUÇÃO
A disciplina de Artes é essencial na Educação da criança, visto que proporciona o desenvolvimento cognitivo, emocional e cultural. Não podemos como educadores restringir nosso trabalho nesta disciplina, como mera atividade de lazer e recreação. O professor necessita ter o entendimento da amplitude desta práxis tanto como professor de turma, do professor da área, das crianças, dos pais e principalmente da instituição. A escola é o acesso formal, á estrutura da sociedade e suas futuras responsabilidades como cidadão. A arte neste sentido é um caminho extremamente agradável, convidativo, imaginário, para as crianças nas mais diferentes áreas de sua linguagem:
Arte visual, teatro, dança música, literatura.
Então cabe ao professor entender areal função da arte como disciplina educativa, utilizando-se das diversas linguagens que a mesma proporciona, e efetivamente trabalhar arte com seus educados.
Por muito tempo as aulas de arte eram consideradas como um mero passatempo, com atividades aleatórias, confecções de cartões, trabalhos manuais meramente comemorativos ou atividades motoras. O professor efetivamente deve estar consciente da sua função como educar “ que deixa de ser orientador,com papel de auxiliar o desenvolvimento livre e espontâneo da criança”. (Barros,2005, p. 53). A função do profissional em artes na educação não é simplesmente ministrar aulas fragmentadas de arte. Mas sobretudo de organizar um espaço de cultura que possibilite a ampliação das expressões e das linguagens da criança. Um espaço livre para a imaginação da criança e sua liberdade de expressão,aprendendo a gostar de arte nas mais diferentes