O ensino da educação musical
ROLÂNDIA – PR
2009.
RESUMO
Este trabalho pretende provocar uma análise e reflexão sobre o ensino da música no âmbito da escolaridade básica das escolas brasileiras. O quadro bastante desolador do ensino de música na escola fundamental, com pouquíssimos professores de música, atuando de forma efetiva e educativa e com um incontável número de alunos longe do prazer relevante do fazer musical, levou-nos a refletir sobre esta prática e sua complexidade no cotidiano escolar.
1. TEMA
Educação Musical na escola pública.
2. DELIMITAÇÃO DO TEMA
Educação Musical na escola pública: panorama histórico e desafios.
3. PROBLEMATIZAÇÃO
Uma realidade desafiadora, que persiste na atualidade, relaciona-se à formação de docentes, cuja função é o ensino de Arte para o ensino fundamental e médio.
Dessa forma, torna-se questionadora a realidade do quadro educacional brasileiro, pois, na maioria das vezes, profissionais sem formação específica ocupam a função de docentes. Para a área de Arte, isso significa que os docentes têm carecido de uma formação básica, específica e, ao mesmo tempo, abrangente de Arte, seja ela nas áreas de música, dança, artes visuais ou teatro. Portanto, esse projeto visa analisar o histórico da educação musical e verificar quase dificuldades enfrenta.
4. JUSTIFICATIVA
Escrever na 3ª. pessoa.
O meu interesse pela educação musical aumentou quando ainda aluna do curso de Licenciatura em Música pude perceber que era reduzido o número de alunos matriculados que pretendiam dar aula no ensino público.
O sentimento se agravou quando em 1993 fui estagiar música na escola pública. A realidade mostrava a dificuldade de encontrar escolas públicas ou privadas, onde a disciplina de música estivesse inserida em seus currículos escolares. Esse fato dificultava não só a realização dos estágios para a conclusão do curso como também a falta de pré-requisitos dos alunos que, na maioria das vezes, nunca