O Ensino da Administração no Brasil
Éder Ray da Silva Francisco
Resumo: O presente artigo apresentará uma análise sobre o ensino da Administração no Brasil, apresentando fatores históricos, metodológicos e intrínsecos ligados ao ensino, como o papel da universidade, do professor e do próprio aluno no desenvolvimento dos papéis que o Administrador deve desempenhar.
Palavras-chave: Ensino, administração, aluno, administrador, professor, universidade.
INTRODUÇÃO:
O tema central em pauta nesse artigo coloca-se através de uma análise sobre o ensino da Administração no Brasil. Como ciência fundamentada há mais de um século, há em um determinado momento, a percepção – principalmente por àqueles que participam do processo do ensino de Administração – uma certa miopia quanto a metodologia utilizada pelas universidades brasileiras na formação do profissional em Administração, principalmente, quando levamos o fato a comparação das habilidades que se fazem necessárias por parte do administrador e devem ser desenvolvidas pelas instituições de ensino.
O objetivo geral é compreender os motivos que levam as universidades brasileiras a adotarem uma metodologia de ensino tão questionável por parte dos integrantes do curso de Administração – em especial aos alunos – peça-chave no processo de aprendizado. a ser ensinada.
O principal motivo de desenvolver esse artigo é tentar apresentar os métodos de ensino de Administração praticado no ensino superior brasileiro, buscando as origens dessas práticas - através do próprio desenvolvimento histórico da Administração e comparar esses dados com o próprio desenvolvimento da ciência através das políticas educacionais adotadas para o desenvolvimento do ensino superior brasileiro e as consequências diretas na formação do profissional.
A metodologia utilizada para a elaboração do artigo consistiu-se, inicialmente, de uma breve análise sobre o livro Teoria Geral de Administração, de Idalberto Chiavenato e, posteriormente,