artigo
Resumo
O presente artigo científico trata da questão da Administração com uma visão inovadora de ensino abordando alguns pontos críticos, tais como: estrangeirismo, ensino fragmentado, funcionalismo, ênfase no PODC (planejar, organizar, dirigir e controlar) entre outros. Busca-se com isso um novo direcionamento para o ensino superior em administração no Brasil e novas posturas de professores e alunos.
Palavras- chave: administração estudos críticos, ensino superior e inovação.
Abstract
This paper addresses the issue of Business College with an innovative vision of education abording critical issues such as: foreignness, fragmented teaching, functionalism, emphasis in PODC (planning, organizing, directing and controlling) among others. Seek with it a new direction for college education in business graduation in Brazil and new attitudes of teachers and students.
Key Words: critical studies, college teaching and inovation.
1 Introdução
A administração nasceu dentro das ciências sociais sob o rótulo de “aplicada”. Do principio da administração cientifica de Taylor e Fayol emergiram seus principais postulados. Depois, outras escolas (relações humanas, estruturalista e contingencial) contribuíram para a formação de um corpo teórico chamado de teoria geral da administração ou TGA, como é mais conhecido. O que talvez muitos não sabiam é que raízes da ciência da administração remontam outros tempos, outras épocas, antes mesmo da própria sociologia (MARCHI, s/d, p. 03).
Atualmente um dos problemas da administração no ensino superior no Brasil, está na estagnação da teoria e a realidade das empresas. A maneira do ensino nas escolas que depois