resumo do filme sobre Hepatia
402 palavras
2 páginas
O filme relata a história de Hipátia, uma filósofa e professora em Alexandria, no Egito. Hipátia ensina filosofia, astronomia e matemática na Escola de Alexandria, que fica junto à Biblioteca. Alexandria vive um intenso conflito de uma lado cristãos e o outro pagãos. Tudo deu início com o cristianismo, que passou de religião intolerada para religião intolerante, convivendo com o judaísmo e a cultura greco-romana.Hipátia é filha de Théon, um renomado matemático, diretor do Museu e da Biblioteca de Alexandria, ela teve uma sorte que poucas mulheres de sua época tiveram: a possiblidade de permanecer solteira, podendo assim estudar e lecionar, se dedica unicamente ao estudo, à filosofia, matemática, astronomia, movimento da terra em torno do sol. E sua principal preocupação, sem ter que se submeter à autoridade de um homem tudo isso com o consentimento de seu pai. Entre seus alunos Orestes, que a ama, sem ser correspondido, Sinésio adepto do cristianismo e seu escravo Davus que também a ama, secretamente, pois ele é um dos escravos de seu pai.
Devido a vários enfrentamentos entre cristãos, judeus e a cultura greco-romana, os cristãos se apoderavam, aos poucos, da situação tendo como principal ajuda as dos escravos e das pessoas mais carentes que eles ajudavam e que moravam na região. No decorrer do filme Orestes se torna prefeito e se mantém fiel ao seu amor, o ex-escravo Davus após receber a alforria de Hipátia se debate entre a fé cristã e a paixão. O líder cristão Cirilo domina a cidade e encontra na ligação entre Orestes e Hipátia o ponto de fragilidade do poder romano, iniciando uma campanha de enfraquecimento da influência de Hipátia sobre o prefeito, usando as escrituras sagradas para acusá-la de ateísmo e bruxaria.
Além de narrar a vida e a morte de Hipátia, no filme pode-se observar de forma nítida o conflito entre cristãos e pagãos. De um lado temos o cristianismo, ganhando força de atuação junto ao judaísmo; do outro temos a religião politeísta