O enigma de kaspar house
O filme “O enigma de Kaspar House” conta a historia de um rapaz chamado Kaspar, que cresceu trancado em um porão, e era alimentado por um homem, que tenta ensinar Kaspar a falar e escrever a palavra “cavalo”. O homem leva Kaspar até um campo e o ensina andar, depois o deixa em uma cidade, com uma carta para o capitão da cavalaria.
Até esse momento do filme, é possível perceber que Kaspar não tem noção de tempo e espaço, e não demonstra emoções, não faz perguntas. Na carta que foi deixada tem a explicação das condições de Kaspar que também tinha aprendido a pronunciar sem mesmo saber o significado, “Quero ser cavaleiro como meu pai”,repetindo ao ouvir o homem pronunciar essa frase.
Kaspar vira atração de circo, por ser estranho. Mas por pouco tempo pois um homem chamado Daumer resolve cuidar dele, ensinar a ler, escrever, tocar, viver em sociedade. Apesar de tudo isso Kaspar não consegue aprender muito, pois precisa adquirir experiências e ter percepção dos sentidos, precisa saber interpretar. Em uma cena do filme Kaspar coloca a mão no fogo, e ao invés de gritar, se assustar o que faria qualquer outra pessoa por ter aprendido na infância que poderia se machucar, ele apenas chora. Isso mostra que Kaspar não teve interação com outro individuo quando novo.
Ele também não sabia desenvolver uma historia, sabia apenas o começo, mas não conseguia terminar, talvez por falta de vocabulário, não conseguia achar as palavras q preencheriam o fim da sua historia. Assim se percebe a falta de capacidade linguística de Kaspar, que conseguia se expressar melhor através da musica, pois não faz parte de uma linguagem verbal. Assim Kaspar conseguia se desenvolver naturalmente, e ser inserido de alguma forma na sociedade. Seus pensamentos eram vazios, porque não conseguia construí-los.
Kaspar não conseguia diferenciar seus sonhos da realidade, ele não sabia ao certo do que se tratava, até mesmo pela falta de noção do tempo e espaço. Podemos perceber