5 Aula Resenha Do FILME O Enigma De Kaspar Hauser
O Enigma de Kasper Hauser
Kaspar Hauser é um jovem que passou grande parte de sua vida em cativeiro, desconhecendo toda a existência exterior. Quando é solto nas ruas, sem motivo aparente, a sociedade se organiza para ajudá-lo, pois sequer consegue falar ou andar, tornando-se logo uma atração popular.
Resenha O Enigma de Kaspar Hauser
Trechos do Filme
A educação
Kaspar e a compreensão do mundo
A perplexidade diante do estranho
Socialização
Ser social http://ref.scielo.org/2bf4jr O ENIGMA DE KASPAR HAUSER (1812?-1833): UMA ABORDAGEM PSICOSSOCIAL
Maria Clara Lopes Saboya1
Fundação Instituto Tecnológico de Osasco
A partir de uma abordagem histórico-cultural em Psicologia, este trabalho analisa o percurso de desenvolvimento de Kaspar Hauser, um personagem real e enigmático que, quando encontrado em Nuremberg, em 1928, com supostamente 15 anos, não sabia falar, nem andar e não se comportava como humano. Até hoje o seu enigma persiste: apesar de muitas hipóteses e suspeitas, não se descobriu sua origem. Apoiando-se em estudos de Vygotsky e Luria, que indicam que a percepção depende, sobretudo, da práxis social, necessária para gestar o referencial cultural de apreensão da realidade, a autora analisa como se articulam linguagem e pensamento no desenvolvimento cognitivo de Kaspar Hauser e como ele concebe o mundo que o cerca, tendo sido privado dos filtros e estereótipos culturais que condicionam a percepção e o conhecimento.
Descritores: Hauser, Kaspar. Cultura. Educação. Estigma. Linguagem. Socialização.
Vocês não ouvem os assustadores gritos ao nosso redor que habitualmente chamamos de silêncio?
(Prólogo do Filme O Enigma de Kaspar Hauserde Herzog, 1974)
1. Introdução
Trabalhando com a perspectiva histórico-cultural em Psicologia, que enfatiza que cada ser humano se constitui como uma pessoa totalmente única (por suas experiências e sua história de vida) e que ressalta a importância das