O ENIGMA DA RELIGIAO
- O ENIGMA DA RELIGIÃO
O livro de titulo, O enigma da Religião, publicado no ano de 1975, por Rubens Alves, analisa o que viria ser religião realizando uma abordagem filosófica, histórica e antropológica dos fatos que protagonizavam sua época. Primeiramente, é valido ressaltar que o autor inicia seus questionamentos e introduz o livro com uma pergunta intrigante, “ por que o homem faz religião? ’’.
No decorrer do século passado, foi dissimulada em larga escala a ideia de que a religião havia acabado. Que não passava de uma herança obtida nos momentos primitivos do homem, em que a ciência perdia espaço para o mito. Os grandes protagonistas de tal momento correspondiam aos deuses, espíritos, forças da natureza, fenômenos naturais dentre outros. Observados os fatos, é importante enfatizar que, com o desenvolvimento dos estudos, o aprimoramento das ciências, o mito foi sendo deixando de lado cada vez mais. Os acontecimentos passaram a ser estudados, identificados e comprovados pela ciência através de experimentos empíricos não necessitava-se mais de hipóteses teológicas para explicar os fenômenos. Desse modo, ressalva-se que o homem inicia um processo de aprimoramento cognitivo, em que passa a exercitar o fato de entender sua realidade, por meio da razão. Tal mudança, influenciou o pensamento de que com a autonomia e independência do homem, o Deus não seria mais “ necessário “, visto que o conhecimento e a vida são perfeitamente possíveis, sem ele. Desse modo, entende-se que de fato, a religião e suas crenças estavam por um fio.
Mas, de maneira surpreendente, não foi isso o que aconteceu. A religião continua a se perpetuar, com diferentes pontos de vista e características distintas. Os descobrimentos da ciência perdem o vigor, visto que a mesma tratava da religião como um objeto, e é importante frisar que quando se tenta definir o que é religião, normalmente não se obtém sucesso. A religião corresponde a uma relação