ENIGMA DA RELIGIÃO
Disciplina: Humanidade e Transcendência
Professor: Ermano R. Nascimento
Análise Critica do livro: O ENIGMA DA RELIGIÃO
Aline Nascimento da Silva Paixão
Recife, 21 março de 2014.
Introdução
O trabalho faz uma análise sobre o livro, o enigma da religião, trazendo um conceito filosófico a partir de análises históricas e fatos sobre o homem e a humanidade. O autor apresenta reflexões e perspectivas do sentido da religião que a fez sobreviver e também às críticas e rejeições recebidas em sua época. E,É possível identificar na leitura da obra, que para o escritor, não é concebível reconquistar um modelo de religião destruído pela ciência, quando na verdade, a mesma arruinou a visão da natureza, fazendo compreender que o mundo é um elemento a ser dominado pelo homem, podendo modificá-lo, independente da existência de Deus. A partir disto, ele traz uma dúvida com rela relação a esta existência, ou até mesmo tal afirmação dessa realidade.
Por fim, para que se possa dá início ao desenvolvimento desta análise, o autor deixa para reflexão a seguinte frase: “O que é religião?” Essa é a principal indagação deixada pelo Rubem Alves. Além do mais, Neste mundo de angústias e frustrações há a busca pelo refúgio, portanto, será que a religião surge para responder a estas questões, ou deixará a resolução, para que a ciência a resolva?
Desenvolvimento O livro escrito por Rubem Alves no amo de 1975, O Enigma da Religião, livro o qual autor faz uma análise do que viria ser religião trazendo um conceito filosófico com uma análise histórica e antropológica dos fatos que permeavam sua época.
O comportamento humano passou a servir de testes para que suas origens fossem reconhecidas. O homem passa por um momento de introspecção em prol da religião e para consigo mesmo.Para que se obtivesse