O emprego na teoria econômica
Este número 55 do Boletim Mercado de Trabalho: conjuntura e análise apresenta um panorama do funcionamento do mercado de trabalho metropolitano no primeiro semestre de 2013 e comenta a evolução dos principais indicadores divulgados pela Pesquisa Mensal de Emprego do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (PME/IBGE). De uma maneira geral, os indicadores analisados situam-se em patamares favoráveis quando comparados com os dos últimos anos. No entanto, na maior parte dos indicadores – notadamente no desemprego, na ocupação e no rendimento –, a dinâmica, no primeiro semestre de 2013, não aponta mais uma tendência de melhora tal como vigente nos últimos anos.
Os dados da PME para julho de 2013, recém-divulgados pelo IBGE, deixam dúvidas quanto à continuidade dos movimentos comentados acima. A ocupação mostra um primeiro indício de recuperação, que se reflete também no desemprego. Já o rendimento continua, em julho, o movimento de queda observado no primeiro semestre.
Além do anexo estatístico, que traz recortes mais detalhados das informações que fundamentam esta análise, integram também este volume as tradicionais seções de Notas
Técnicas e de ensaios sobre Economia Solidária, bem como a recém-inaugurada seção
Política em Foco.
Nesta edição procura-se concentrar todas as contribuições analíticas autoradas em torno do tema trabalho para a juventude. O lançamento do estatuto da juventude, as mobilizações sociais e a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) contribuíram para que o tema juventude, de forma mais ampla, voltasse a ocupar uma posição de destaque no debate de políticas públicas. A intenção deste volume do BMT é contribuir para esse debate, no que diz respeito à dimensão do mercado de trabalho.
A seção de Notas Técnicas é composta por dois textos que investigam a dificuldade do jovem de conseguir uma trajetória estável no mercado de trabalho. O primeiro texto, de Maurício Reis, analisa a transição dos jovens para seus