John maynard keynes
John Maynard Keynes, nascido em Cambridge, Inglaterra em 5 de junho de 1883 foi um economista britânico que importantemente influenciou a macroeconomia moderna, em teoria e prática. Defendia que o estado deveria ser intervencionista, que usaria medidas fiscais e monetárias para controlar os efeitos adversos dos ciclos econômicos – recessão, depressão e booms. Com suas ideias surgiu a escola de pensamentos conhecida como economia keynesiana.
Keynes revolucionou o pensamento econômico se opondo a economia neoclássica, onde a mesma procurava defender que os mercados livres ofereciam automaticamente empregos ao trabalhadores que não tinham exigência salarial. As ideias econômicas de Keynes começaram a ser adotadas pelas principais potencias econômicas do ocidente após o começo da segunda guerra mundial. Nas décadas de 1950 e 1960 foi quando a economia keynesiana fez mais sucesso e quase todos os governos capitalistas adotaram suas recomendações. A influencia da economia keynesiana começou perder espaço na década de 1970, com o surgimento de algumas crises econômicas e as criticas de economistas pessimistas em relação à capacidade do Estado regular o ciclo econômico com politicas fiscais. Entretanto com o surgimento da crise econômica global do final da década de 2000 causou o ressurgimento do pensamento keynesiano. Um presidente importante que usou como base as teorias dos pensamentos keynesianos, foi o presidente americano Barack Obama , que aliviou efeitos da recessão.
2- GRANDE OBRA LITERÁRIA
A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda é uma das mais importantes obras de literatura econômica, onde Keynes lançou as bases conceituais da macroeconomia. Neste livro Keynes desafia conceitos tradicionais da Economia clássica, como o da visão à longo prazo dos ciclos econômicos e defendendo o intervencionismo do Estado na economia e no valor das políticas monetárias e fiscais.
O argumento central de A Teoria Geral