O efeito visual das linhas convergentes
Este presente trabalho, tem como tema de abordagem efeitos das linhas convergentes da perspectiva, que foi dado pelo nosso querido docente de educação visual para o nosso grupo, que é o III. Nos não podemos abordar dos efeitos das linhas convergentes sem falar da perspectiva, que é um método de representação num plano bidimensional de objetos num sistema parecido como estes podem ser visualizados pelo ser humano a partir de um determinado ponto de vista.
O efeito visual das linhas convergentes
Para compreender como ocorre a influência das linhas convergentes na representação gráfica em perspectiva, observe o exemplo ilustrativo do cubo a baixo. A aplicação das linhas pontilhadas 1, 2 e 3 convergentes para o ponto P constroem as arestas de suas faces A e B causando afunilamento a medida que se distanciam do primeiro plano, gerando um efeito visual de volume. Reproduzindo com isso as características que são próprias da perspectiva.
Elementos da perspectiva
Linha do horizonte, ponto de vista, ponto de fuga e linhas de fuga são os quatro elementos da perspectiva que determinam o nível e o ângulo visual do espectador no contexto do desenho. Para um estudo mesmo básico sobre perspectiva é necessário conhecê-los e saber o modo correto de sua aplicação. Por isso, além de identificar visualmente cada um deles, faremos uma descrição sobre seu significado e função no desenho a partir das demonstrações ilustrativas a seguir.
Linha do horizonte
É o elemento da construção em perspectiva que representa o nível dos olhos do observador (Linha Horizontal pontilhada LH).
Numa paisagem é a linha do horizonte que separa o Céu e a Terra. Vista ao longe, ela está na base das montanhas e risca horizontalmente o nível do mar.
Ponto de vista
Na representação gráfica da perspectiva é comum o ponto de vista ser identificado por uma linha vertical perpendicular a linha do horizonte (PV). O ponto de vista revela-se exatamente no cruzamento dessas duas linhas.