02 Aula Expressao Perspectiva
Simone Guerra
- Perspectiva -
1. Compreensão da Perspectiva
O conhecimento sobre perspectiva de observação, também denominada de cônica ou linear, é indispensável para quem pretende desenhar corretamente a aparência de volume dos objetos, profundidade e espaço de ambientes ou paisagens e todo tipo de esquemas gráficos que busquem reproduzir as características tridimensionais da realidade.
1.1. Definição de perspectiva:
No desenho artístico a perspectiva pode ser definida como um recurso gráfico que utiliza o efeito visual de linhas convergentes para criar a ilusão de tridimensionalidade do espaço e das formas quando estas são representadas sobre uma superfície plana como a do papel de desenho.
1.2. O efeito visual das linhas convergentes:
Para compreender como ocorre a influência das linhas convergentes na representação gráfica em perspectiva, observe o exemplo ilustrativo do cubo abaixo. A aplicação das linhas pontilhadas 1, 2 e 3 convergentes para o ponto
P constroem as arestas de suas faces A e B, causando afunilamento à medida que se distanciam do primeiro plano, gerando um efeito visual de volume.
Reproduzindo com isso as características que são próprias da perspectiva.
1.3. Cômoda em perspectiva:
Como exemplo de representação gráfica de objetos com o uso das linhas convergentes, temos abaixo uma cômoda simulando a mesma posição e situação do cubo.
Note que na sua face frontal os detalhes das gavetas são desenhados normalmente como são observados, sem o uso da perspectiva.
Somente as faces superior e lateral direita seguem as linhas convergentes nos convencendo da aparência de tridimensionalidade.
1.4. Ambiente em perspectiva:
O mesmo esquema gráfico com linhas convergentes deslocando-se para um ponto pode ser aplicado em qualquer tipo de desenho.
No exemplo do ambiente abaixo elas são as responsáveis pela sensação de espaço existente entre o primeiro e o último plano dando efeito de profundidade. 2. Elementos da perspectiva: