Resenha historia da arte - Gonbrich
443 palavras
2 páginas
ESAMC – Campus IIHistória da arte – Célia Cassiano.
Rafaela de Sousa Menegon – 101150622
09/03/2015 (1ª PP)
“A História da Arte” - E. H. Gombrich – Introdução
Na introdução do livro “A história da arte” mostra que desde os primórdios dos tempos, homens ensaiavam formas nas paredes das cavernas com o auxílio de terra colorida e isso pode ser considerado uma manifestação artística, equivalente ás telas atuais reproduzidos pelos mais renomados artistas com ajuda de técnicas e materiais, sendo assim, a palavra “arte” pode ter o significado das mais diversas coisas, tempos e lugares totalmente distintos, mas, se não há nada que a personifique e realmente possa ser chamando de Arte (com “A” maiúsculo), o que ela é?
As definições de arte são variáveis de pessoa para pessoa, o autor ainda frisa que não existem quaisquer razões erradas para alguém gostar de determinada estátua ou tela, por exemplo. Num geral, alguém pode gostar de certa paisagem ou situação retratada por lhe parecer familiar ou simplesmente agradável, uma grande parcela considera arte algo que gostaria de ver ou ter na realidade, e não há nada de errado nisso, porém, telas “desagradáveis” na maioria das vezes são menosprezadas, ou simplesmente, desconsideradas arte. Enfim, não é certo dizer que certa manifestação é errônea por simplesmente apresentar um tema menos sedutor ao nosso parecer.
Junto dos temas pouco atrativos, a “feiura” das personagens pode causar aversão, uma vez que a beleza tem o poder de encantar. O problema é que os gostos e padrões de beleza estão em constante variação, do mesmo modo que a cultura e origem de cada um poderão influenciar nesses padrões, logo, algo bonito para mim pode não ser para você e vice versa, isso não deveria ter influência nas artes.
Outro ponto discutido no livro é a veracidade do que é retratado, temos como exemplo uma estrela, a esfera de plasma, na verdade, não possui formato estelar e mesmo que muitos saibam ela continua á ser vinculada dessa forma. Nos