BIOLOGIA
Antes de mais nada, é importante frisar os conceitos de genes e cromossomos, uma vez que os genes são diminutos segmentos de DNA e os cromossomos são segmentos de genes
Assim, os genes alelos são segmentos de DNA (ácido desoxirribonucleico), responsáveis por determinarem as características biológicas, constituídos de pares. um deles é proveniente da mãe (óvulo) e outro do pai (espermatozoide), os quais se encontram no mesmo lócus nos cromossomos homólogos. São classificados em:
Genes Alelos Recessivos: representados por letras minúsculas (aa, bb, vv) aonde os fenótipos são expressos como Homozigotos
Genes Alelos Dominantes: representados por letras maiúsculas (AA, BB, VV) e expressos fenotipicamente como Heterozigotos Dessa maneira, como vimos acima os genes alelos iguais são denominados "homozigotos" e quando diferentes, "heterozigotos".
Recessivos: Os genes recessivos produzem proteínas consideradas “defeituosas”, na medida que eles se tornam inativos, ou seja, ficam escondidos com a presença de um gene dominante, manifestando suas características na ausência de seu alelo dominante. São representados por letras minúsculas, aa, bb e vv e diferentemente dos dominantes, expressam seu caráter somente em dose dupla, ou seja, recessivo homozigoto (puro).
Dominantes: Os genes dominantes são aqueles que determinam uma característica hereditária, mesmo quando em dose simples nos genótipo, ou seja, determina seu caráter mesmo na ausência de seu alelo dominante. Assim, são classificados em dominante homozigoto (puro), representado pelas letras maiúsculas, AA, BB, VV e o dominante heterozigoto (híbrido) expresso por uma letra maiúscula e uma minúscula Aa, Bb, Vv.
Fenótipo: O conceito de fenótipo está relacionado com as característica externas, morfológicas, fisiológicas e comportamentais dos indivíduos, ou seja, o fenótipo determina a aparência do indivíduo (em sua maioria, aspectos visíveis), resultante da interação do meio e de seu conjunto de genes.