Perspectiva
P E R S P E C T I V A
Maio, 2011 P E R S P E C T I V A
Definição
[pic]
[pic]
Construção geométrica de uma perspectiva. Gravura por Henricus Hondius
Define-se a perspectiva como a projeção em uma superfície bidimensional de um determinado fenômeno tridimensional. Para ser representada na forma de um desenho (conjunto de linhas, formas e superfícies) devem ser aplicados mecanismos gráficos estudados pela Geometria Descritiva, os quais permitem uma reprodução precisa ou analítica da realidade tridimensional.
O termo perspectiva vem do latim perspicere, ver através de, e é a representação gráfica dos objetos como visto por nossos olhos, com três dimensões.
O fenômeno perspéctico manifesta-se especialmente na percepção visual do ser humano, que faz com que o indivíduo perceba, por exemplo, duas linhas paralelas como retas concorrentes.
Origens
[pic]
Ainda que a perspectiva seja um dos principais campos de estudo da Geometria Descritiva, seu estudo é bastante anterior a ela. Os povos gregos já possuíam alguma noção do fenômeno perspéctivo, denominando-o "escorço". Durante o período medieval, não só a técnica representativa da perspectiva se perdeu, mas também a visão de mundo dos indivíduos alterou-se, de forma que grande parte do conhecimento teórico a respeito do assunto se perdeu. Foi durante o período do Renascimento que a perspectiva foi profundamente estudada e desvendada, abrindo o caminho para o seu estudo matemático através da Geometria Descritiva, que a sistematizou.
[pic]
Nave central Igreja de San Lorenzo.Brunelleschi. Milão. Século XV
A percepção pelo homem de que seria possível representar em planos bidimensionais realidades tridimensionais ocorre paralelamente à própria História da Arte Ocidental e à História do Desenho. Ao longo de sua história, o homem sempre procurou