Perspectiva
Perspectiva é um método de representação de objetos tridimensionais em um plano bidimensional de objetos num sistema parecido como se estes pudessem ser visualizados pelo ser humano a partir de um determinado ponto de vista, dando a ilusão de proximidade e distância desses objetos do observador. Segundo Ostrower (1987), a posição do espectador corresponde ao plano frontal de onde os objetos parecem se afastar alterando cores, tamanhos e nitidez. Uma diminuição constante e graduada de objetos e espaços intermitentes dá a idéia de afastamento progressivo para o fundo, resultando numa visão integrada da profundidade do espaço na forma de uma seqüência única, unificada e causal.
A representação perspectiva não serve para observar fielmente as características métricas de um objeto ou espaço, mas para visualizá-los de uma forma semelhante à captada pela nossa visão.
• História
Se a perspectiva é "a ciência da representação dos objetos numa superfície, da forma como surgem ao olhar humano, vistos de uma certa distância", seria descabido não reconhecer que, neste contexto, a perspectiva já existia na antiguidade.
Na antiguidade egípcia, muito antes do surgimento dos processos de perspectiva, as pinturas e desenhos normalmente utilizavam uma escala para objetos e personagens de acordo com seu valor espiritual ou temático, por exemplo, o faraó fatalmente era representado em tamanho várias vezes maior que o de seus súditos. Conograficamente a tradição impunha que os elementos retratados tomassem a forma mais fácil de reconhecimento, o que terminava por fragmentar os "modelos" a partir de pontos de vista "frontais" (lei da frontalidade).
Os gregos, depois de terem seus desenhos fortemente influenciados pela lei da frontalidade, partiram para o naturalismo e quase descobriram as leis da perspectiva geométrica, mas uma experiência mal sucedida os afastou dessa ideia, pois os corpos mais distantes se projetaram maiores no plano de projeção,